BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 7 de julho de 2009

Família Dal Bosco / Family Dal Bosco

1.1.1 Toponímia

Toponímia é a divisão da onomástica que estuda os topônimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; é considerada uma parte da lingüística, com fortes ligações com a história, arqueologia e a geografia.
A palavra é derivada dos termos gregos τόπος (tópos), lugar, e ὄνομα (ónoma), nome, literalmente, o nome de um lugar.
Os toponímicos reconduzem a um referencial de espaço físico ou geográfico, como nomes de localidades, de cidades, de regiões, de países ou de acidentes geográficos. Nestes casos, topônimos nada tem a ver, diretamente, com apelidos da família, mas, sim com o estudo da origem dos nomes de acidentes geográficos que, pôr sua vez foram adotados como sobrenome em muitas famílias.
Os sobrenomes englobados sob o titulo de toponímico são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos do que os demais, pelo fato de se reportarem a um determinado local.
Grande parte dos toponímicos se originaram diretamente da denominação de uma cidade, de um povoado ou de uma região, normalmente o uso como sobrenome familiar repete o próprio nome da localidade ou faz uso do gentílico.
Ao mesmo tempo devemos salientar que muitas outras famílias, nascidas nestas localidades, também a adotaram como sobrenome familiar, desta forma nunca pode-se afirmar que duas pessoas que se utilizem do mesmo toponímico como sobrenome sejam parentes sem antes fazer uma averiguação detalhada em suas árvores genealógicas.
Em média o grupo dos toponímicos representam 37% dos sobrenomes italianos, sendo considerado o segundo maior grupo de sobrenomes italianos, só perdendo para os patronímicos.

0 comentários: