BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 14 de julho de 2009

A origem do sobrenome / Surname's origin

O sobrenome familiar italiano Dal Bosco ou Dalbosco foi classificado como sendo um toponímico.
A preposição Dal (do) associada ao termo Bosco, este vindo do germânico busk (bosque, mata, selva) na idade média foi latinizado em buscus tendo posteriormente dado origem ao italiano bosco, neste caso o sobrenome então se referiu a um homem dos bosques, talvez um guarda dos mesmos ou alguém que residiu em tal local.
Desta forma, alguém cuja origem esteve, de alguma forma, ligada a um bosque, ficou conhecido em algo como "Fulano Dal Bosco" (Fulano do Bosque), o termo passou então a identificar a família deste Senhor, sendo então transmitido de geração em geração, posteriormente, devido à influência dos diversos dialetos existentes na época, em algumas regiões, os termos se aglutinarão em Dalbosco dando origem a esta ramificação familiar.
É muito difícil separar as famílias Dalbosco e Dal Bosco, praticamente considera-se a mesma linhagem uma vez que já foram encontradas as duas grafias dentro de um mesmo cepo familiar.
Em muitos casos a preposição "Dal" foi extinta utilizando-se somente o termo Bosco como sobrenome familiar, em outros casos foi encontrado também o uso da preposição "Del".
Hoje o sobrenome está distribuído em 180 comunidades Italianas, contando as duas grafias (Dalbosco e Dal Bosco) e, em diversos estados Brasileiros.

0 comentários: